sábado, 20 de outubro de 2007

Maior centro de congressos do Algarve está operacional no Parchal (Lagoa)

O Pavilhão do Arade já se encontra operacional para receber o Fórum Europeu do Turismo, nos próximos dias 25 e 26 de Outubro. O centro de congressos, localizado no Parchal (Lagoa), foi apresentado na passada noite de sexta-feira a convidados e jornalistas.
Durante a ocasião, o presidente do Conselho de Administração, António Pina, alertou para o facto de se tratar de um "teste", explicando que "não estamos a inaugurar, estamos a experimentar o edifício". A inauguração, sem data marcada, está prevista para o final do ano.

O representante dos investidores públicos afirmou que este é um "espaço preparado para congressos e grandes eventos culturais", chamando-lhe mesmo "o espaço do Algarve". Trata-se sobretudo da forte aposta no segmento MICE (meetings, incentives, congresse and events).

O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, José Inácio, congratulou a "importante parceria público/privada, evidenciando a necessidade de "ver esta obra para além do bairrismo e sim num contexto nacional." Frisou ainda o edil a "requalificação da margem esquerda do Arade, onde em breve surgirão outros empreendimentos."

O arquitecto responsável pela obra, Miguel Arruda, recordou que se "procurou manter a memória da antiga construção", nomeadamente a chaminé de tijolo e um casal de cegonhas. O edifício, "construído numa óptica de constante optimização", apresenta uma "relação dicotómica entre o dia e a noite", variando as cores, sendo que "a água que o circunda é a evocação do próprio rio".

O administrador delegado da Solverde, Joel Pais, relembrou que este é um projecto que remonta a Dezembro de 1998 e que desde o início os "privados mantêm a sua posição". Enfatizou também o facto de a Região de Turismo do Algarve ser a grande dinamizadora do projecto, que passou pelas mãos de Paulo Neves, Helder Martins e, agora, de António Pina.

O representante dos investidores privados referiu a "eficiência" desta simbiose entre o interesse público e privado "quando o que está em causa é a actividade económica mais importante da região." Apesar dos atrasos na execução da obra, "as chamadas derrapagens orçamentais não aconteceram, apesar de termos encontrado uma nascente de água".

Finalizados os discursos oficiais, teve lugar o acto de assinatura do contrato de cessão de exploração do Pavilhão do Arade, com o consórcio Expo Arade e Prime Events, escolhido em concurso público internacional, com a duração de sete anos, prorrogável pelo mesmo período.

Recorde-se que a RTA é o maior accionista do Pavilhão Arade (21,66%), seguido da Câmara Municipal de Lagoa (15,72%), Câmara Municipal de Portimão (11,373%), Solverde (10%), Grupo Pestana (9%) e restantes investidores.

Orquestra do Algarve inaugura auditório O auditório do Pavilhão do Arade, com um total de 1000 lugares, o maior do Algarve, foi inaugurado com um concerto da Orquestra do Algarve, dirigido pelo maestro Cesário Costa e com a prestação da violinista Olga Bianca Manescu. Para abrilhantar a ocasião, Mozart, Saint-Saens e Bela Bartók foram alguns dos compositores escolhidos.

O edifício multiusos, ainda não completamente finalizado, tem uma área total de cerca de 9000 m2, distribuídos por três plataformas: restauração, exposição e auditório. No final da noite, os convidados assistiram a um espectáculo multimédia com luzes laser.

in Região Sul Online

Sem comentários: