quinta-feira, 8 de março de 2007

PSD preocupado com aumento do desemprego no Algarve

O PSD Algarve está preocupado com o desemprego na região, que segundo o partido, em 2004 registava “16309” pessoas inscritas no centro de emprego, e hoje, três anos depois, o número ainda é maior com “16480 desempregados” inscritos.
Em três anos, em vez de diminuir, o desemprego aumentou em 107 pessoas. Mas para o PSD, às estatísticas é preciso juntar outros números que, se levados em conta podem chegar aos “25 mil” desempregados.
Os números em causa referem-se, entre outros exemplos, aos desempregados não inscritos nos centros de emprego, e aos estrangeiros que também não se inscrevem por terem a situação legal por regularizar. O PSD acha que o desemprego “está ai e parece ter vindo para ficar”, pelo que o partido “apela aos responsáveis governativos para que assumam de frente este grave problema social”.
A solução passa por “diminuir a carga fiscal às empresas e aos cidadãos, em particular no que respeita aos impostos sobre o consumo, para que através da procura interna se relançasse a economia”.
Mas o PSD salienta que é preciso também mexer na oferta formativa oferecida pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que “além de pouca, não é a mais adequada à realidade empresarial” da região.
“Ao invés de cursos técnicos e outros de apoio à actividade hoteleira/turística, a aposta é em cursos de «lápis e papel», com pouca saída, numa visão economicista que em muito contribui para o definhamento da nossa economia local”, remata o PSD.

7 de Março de 2007 12:13 in Jornal Região Sul /DiáriOnline Algarve

Sem comentários: