segunda-feira, 19 de março de 2007

«Allgarve»

O Ministro da Economia anunciou, na sexta-feira, a criação de uma nova marca que simboliza o novo programa de investimento turístico para o sul do país, o «Allgarve».

Na abertura da feira de turismo «Algarve Convida», que decorre até domingo no Parque das Nações, em Lisboa, o ministro Manuel Pinho fez a apresentação pública da nova marca e anunciou ainda algumas das iniciativas de animação previstas, num projecto em parceria com o Instituto de Turismo de Portugal.


Com o mote «Experiências que marcam», a marca «Allgarve» é a «identidade de um programa que quer criar raízes e que se vai repetir, em termos de investimento, pelo menos por mais três anos», explicou Manuel Pinho. Para dar forma a este programa, o Governo vai investir três milhões de euros este ano em animação cultural e desportiva no Algarve. Segundo o secretário de Estado do Turismo Bernardo Trindade, «um dos pontos a melhorar é a inexistência de uma animação com glamour no Algarve».
A verba apontada não inclui custos dos eventos anteriormente anunciados e implica oferta cultural que vai passar por exposições de arte, concertos, desfiles de moda e provas desportivas como vela. Anunciadas foram já as parcerias com a Fundação Serralves ou o Teatro Nacional de São Carlos para a organização de eventos. Para o ministro da Economia, «o turismo está ao nível mais alto de sempre, mas a ambição vai mais além disto: queremos mais turistas de curta duração, turistas de férias e mais estrangeiros que procurem Portugal para segunda residência», acrescentou.
Assente «em valores de criatividade e diversidade», a marca «Allgarve» deve contribuir para melhorar oito pontos que, segundo Manuel Pinho, são prioritários: além de melhorar a marca nacional e estimular o ensino na hotelaria, o programa pretende criar mais oferta de qualidade, compatibilizar turismo e ambiente, aumentar o número de companhias «low cost» presentes no aeroporto de Faro, investir em novas regiões como o Oeste alentejano e dar benefícios fiscais para segunda residência de estrangeiros.
Este programa de valorização turística algarvio, que integra uma nova marca, Allgarve, pode repetir-se em outras regiões do país, avançou também o ministro da Economia.


17 de Março de 2007 in Barlavento Online

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