quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Freguesias do Parchal, Ferragudo e Estômbar ligadas à maior ETAR do Algarve

Portimão vai dispor da maior Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Algarve, dimensionada para uma população de quase 200 mil pessoas. Está em causa um investimento estimado em cerca de 17,5 milhões de euros, devendo o concurso da obra ser lançado pela empresa Águas do Algarve este ano.

A nova ETAR será construída junto à actual – que apresenta problemas de maus cheiros e não cumpre as exigências de qualidade para o efluente tratado, pelo que será desactivada – na margem direita da ribeira de Boina, numa área com quatro hectares cedida pela autarquia portimonense. Irá servir os concelhos de Portimão, Monchique e três freguesias do município de Lagoa (Ferragudo, Parchal e Estômbar).

Segundo o CM apurou junto da Águas do Algarve, o estudo prévio da ETAR já foi concluído e aprovado, estando em curso a avaliação de impacte ambiental. Segue-se o lançamento do concurso da obra, devendo a estação entrar em funcionamento dentro de dois anos.As estimativas feitas pelos técnicos indicam que a nova ETAR irá servir, em 2010, uma população de mais de 61 mil pessoas, na época baixa, e de 170 mil, nos meses de Verão. Em 2040, a população subirá para 66 mil (época baixa) e 183 mil (época alta).

O efluente tratado terá qualidade para ser usado na rega de espaços verdes, bem como em lavagem de equipamentos. As lamas poderão ser usadas como fertilizantes dos solos.
PORMENORES PARQUE
Após a desactivação da actual ETAR (que funciona por lagunagem, ocupando 23 hectares junto à ponte nova), será criado um parque ambiental.
FACTURA
Portimão foi o último concelho algarvio a aderir (em 2007) ao sistema multimunicipal. Como consequência, a tarifa de saneamento quase duplicou de valor.
PROJECTOS
A Águas do Algarve já investiu 95 milhões em ETAR e prevê despender mais 190 milhões. Gere 73 ETAR, mas várias estão velhas e serão desactivadas.
in Correio da Manhã - 6/1/2008

Sem comentários: