quinta-feira, 12 de junho de 2008

Segurança no Mercado Municipal: Câmara de Lagoa revoltada com GNR

O mercado mensal de Lagoa (Algarve) atrai sempre grande número de pessoas, pelo que a autarquia local tem por hábito solicitar a colaboração da GNR para garantir a segurança.
Só que a resposta dada em Maio deixou os autarcas de boca aberta.
Do Posto da GNR receberam a informação de que não era possível assegurar o patrulhamento do mercado por falta de efectivos. Se a Câmara quisesse, tinha de pagar. A GNR garante agora que houve um erro na resposta.
"Fiquei revoltado com esta situação, que nunca se verificara no passado. Não é à autarquia que compete assegurar o policiamento mas sim às forças de segurança. Para mais tratando-se de um mercado, cujo acesso do público se faz sem restrições", disse ao CM José Inácio, presidente da Câmara de Lagoa, acrescentando que "nem sequer era solicitado um policiamento em permanência".
O autarca salientou que "o mercado mete muita gente e, por isso, podem surgir desacatos", frisando que "a presença da GNR acaba por ter um efeito preventivo". José Inácio explicou que o ofício da Guarda dizia que "apenas seria garantido o policiamento se a Câmara pagasse" – recorrendo aos chamados gratificados.
Para o autarca, a resposta é tanto mais estranha quanto "a autarquia sempre deu todo o apoio à GNR, mesmo sem ter obrigação disso", fornecendo, por exemplo, "consumíveis informáticos, papel de escritório e papel higiénico".
Contactada pelo CM, fonte da GNR do Grupo de Portimão, assegurou que houve "um erro de explicação" e que a resposta nem sequer devia ter sido dada pelo Posto de Lagoa, mas pelo Destacamento de Silves. E adiantou que mesmo que houvesse falta de efectivos em Lagoa era possível recorrer a militares de outros Postos.
Este responsável da GNR garantiu que irá agora ser dada "uma resposta adequada à autarquia", acrescentando que a GNR garantirá a segurança no mercado.
PORMENORES
EQUÍVOCO
Fonte da GNR reconheceu que a resposta dada à Câmara não foi adequada: "O policiamento permanente e fixo tem de ser pago, mas não é isso que está em causa relativamente ao mercado."
OFÍCIO
A autarquia lagoense decidiu dar conhecimento do ofício enviado pelo Posto da GNR local ao Ministério da Administração Interna e ao Governo Civil de Faro.
QUEIXAS
A Câmara considera necessário dotar a GNR de Lagoa de mais meios, dado que este é o quarto mais importante município turístico algarvio e um dos que apresenta maior aumento de população.
REFORÇO
A GNR de Lagoa foi recentemente reforçada com uma dezena de militares estagiários. No período alto do Verão o Posto local será ainda reforçado com elementos de Cavalaria.
in Correio da Manhã

Sem comentários: