quinta-feira, 12 de junho de 2008

Festival de Jazz de Lagoa está de regresso ao Sítio das Fontes


A câmara municipal de Lagoa e a produtora Ao Vivo já apresentaram o Festival Lagoa Jazz 2008, que vai ter lugar este ano entre os próximos dias 20 e 22, no Sítio das Fontes, em Estombar.

Assim, no primeiro dia do festival, actua o Quarteto J.D. Walter (Estados Unidos). Comparado com nomes sonantes do jazz como Betty Carter, Nat Cole, Nina Simone e Milton Nascimento, J.D. tornou-se um fenómeno singular como vocalista de jazz no estilo “scat”. No entanto, o seu virtuosismo como cantor ultrapassa este rótulo, na medida em que ele utiliza a sua voz como um instrumento musical raro. Ainda de acordo com a organização do evento, “o seu alcance vocal é espantoso, detendo um controlo completo em todos os registos”. Nas suas interpretações, ele procura o centro espiritual mais brilhante da música, usando a pureza da sua voz como um instrumento para realçar sons inovadores e ideias criativas. J.D. é já considerado um cantor americano de jazz de topo. Não tardará muito a que o seu percurso o leve directamente para as listas da elite mundial.
No dia seguinte, será a vez do Septeto de Victor Zamora, um músico que nasceu e estudou música em Cuba. Ainda a residir na ilha dos irmãos Castro, participa em diversos festivais de jazz em Havana, Jamaica, Peru e Inglaterra (Manchester) integrado na Orquestra Internacional de Varadero. Em 1998, Victor Zamora escolhe Portugal para residir e começa, desde logo, a integrar várias formações musicais com músicos de jazz, inserindo nesses grupos o sabor do Latin Jazz.
O Festival de Jazz de Lagoa termina no dia 22, com a actuação do Quarteto de Steve Nelson (Estados Unidos). Este vibrafonista iniciou a sua carreira nos anos 70 na sua cidade natal de Pittsburgh, na Pensilvânia. No início da década 90, tornou-se num dos mais promissores vibrafonistas, influenciado por Milt Jackson e gradualmente adaptando o seu próprio estilo. Gravou discos com James Spaulding e Kenny Barron, antes de assegurar o seu lugar no quinteto de David "Fathead" Newman.
Todos os concertos têm início marcado para as 22h00. A organização adianta ainda que os jogos do Europeu vão ser transmitidos no local.
in Jornal do Algarve

Sem comentários: