terça-feira, 11 de setembro de 2007

FATACIL: SUCESSO E EXEMPLO DA BOA POLÍTICA

Pela grande dimensão e excepcional impacto e cartaz promocional do Algarve no país e no estrangeiro, constitui obrigação fazer público reconhecimento a todos os que tornaram realidade o grande evento que é a FATACIL. Em primeiro lugar, é de catalogar a FATACIL com a palavra que lhe é devida: SUCESSO. Os números falam por si: nas 28 edições os visitantes já ultrapassaram os 3 milhões e os stands rondam já as cinco centenas por ano. É a maior feira a sul de Lisboa.
Apesar de tudo, alguns poderão não atribuir ao facto grande significado, limitando-se a constatar a realidade de hoje. Por isso, para os que são mais jovens e não conhecem a evolução da FATACIL e para quem tiver a memória curta, tem que se dizer que nada aparece feito” e que num mundo global cada vez mais exigente e competitivo afirmar e consolidar uma qualquer iniciativa é extremamente difícil.
Temos sempre que ser ousados e corajosos, mas com a plena consciência de que o SUCESSO dá muito trabalho e que não é fruto do acaso ou da sorte.
É facto que a , então designada por 1.ª Feira Regional de Lagoa, se realizou em 1980, tendo já passado 28 anos. Mas para aqueles que como eu a visitaram nos primeiros anos, com poucas dezenas de expositores (no primeiro ano apenas 12) e um número de visitantes que não chegava aos dois milhares e agora é confrontado com quase cinco centenas de expositores e duas centenas de milhar de visitantes por ano, é caso para dizer: É OBRA.
Desde sempre, tenho feito questão de marcar presença na FATACIL, em funções oficiais, como expositor e participante activo ou como mero visitante. E nesta oportunidade devo dar público testemunho sobre a forma como os responsáveis da FATACIL durante vários anos sempre acolheram e apoiaram as múltiplas iniciativas inovadoras que no âmbito da CEAL e da UNIPRO FRUTAL lhes propusemos, fossem Seminários, Colóquios, informações técnicas e sobre formação profissional aos jovens e empresários, divulgação da Indicação Geográfica Protegida “Citrinos do Algarve”, oferta de sumo de laranja, etc. As entidades que na altura representava tomaram a iniciativa, mas sem a abertura e permanente disponibilidade dos organizadores tudo seria muito mais difícil, ou impossível. Portanto, direi que um dos grandes segredos do SUCESSO da FATACIL é a capacidade e a persistência dos seus promotores, mas também a forma como acolhem, se adaptam e sabem ir de encontro aos expositores que nela participam, além da percepção para cativarem os visitantes.
Outro dos grandes segredos a salientar e que constitui um excepcional exemplo que a FATACIL nos dá, é o que deve ser a BOA POLITICA. O ponto onde quero chegar é este: quem inicia o desempenho de uma determinada função ou cargo público, deve aproveitar ao máximo tudo o que encontra dos seus antecessores e procurar fazer mais e melhor, em vez de anular, atrasar ou o subverter. Infelizmente, por vezes, não é isso o que sucede, considerando os novos detentores do poder que quando mais eficazes forem em “apagar o rasto” de quem esteve anteriormente maior será a sua afirmação, mesmo que tal seja feito à custa da qualidade de vida e progresso daqueles a quem se dirigem as politicas. Lamentavelmente, por exemplo, é isso que está a suceder no actual mandato no Município de Faro, representando assim uma MÁ POLITICA.
Ora, no caso da FATACIL e de Lagoa o exemplo dado é absolutamente paradigmático. Senão vejamos. A constatação é inequívoca: desde a 1.ª Feira Regional de Lagoa apresentada por Joaquim Piscarreta na Freguesia de Lagoa até aos dias de hoje, autarcas do Concelho e das várias tendências político-partidárias, nomeadamente os Presidentes de Câmara, Abel Santos, Jacinto Correia, Joaquim Piscarreta e Dr. José Inácio Eduardo, todos foram aproveitando o que encontraram e experiência adquirida remando sempre para o mesmo lado. E, assim, foram ultrapassando os inúmeros obstáculos e fizeram do nada o tudo e do sonho realidade.
Qual foi o resultado?
O que está á vista: o barco chegou a bom porto e com uma “grande pescaria”, o SUCESSO da FATACIL. Pelo relevante contributo dado ao Algarve e a Portugal, os autarcas e as gentes de Lagoa estão de parabéns. A todos OBRIGADO, que façam ainda mais e melhor e que o vosso exemplo seja seguido, germine e frutifique, ao serviço do progresso e bem estar de todos! Com saudações algarvias.
por José Vitorino in Região Sul Online - 4 de Setembro de 2007

Sem comentários: