segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Esclarecimento

Vem a Comissão Instaladora da JSD-Lagoa (Algarve) apresentar o seguinte

ESCLARECIMENTO

1- A JSD-Lagoa, através dos seus órgãos, é a instituição representativa dos seus militantes, desenvolvendo as suas competências e actividades em estrito cumprimento dos Estatutos Nacionais da Juventude Social Democrata.
Ora, é sua interpretação que numa situação de eleições directas no Partido, o apoio a candidatos é eminentemente pessoal, consistindo no “militante-pessoa”, o único sujeito com capacidade eleitoral activa e passiva.

2- Em consonância com a interpretação anteriormente anunciada, a JSD-Lagoa reprova, desde logo, todas as Comissões Políticas e Plenários, Locais ou Distritais, que votaram e anunciaram publicamente o apoio a candidatos às próximas eleições directas do PSD. E em consonância, reitera que não apoia institucionalmente nenhum dos candidatos.

3- O apoio e voto nos candidatos é uma opção meramente pessoal e exclusiva dos militantes. Pois, numas eleições directas onde o princípio geral é “um militante – um voto” é contraproducente as estruturas partidárias transformarem-se em autênticos sindicatos de voto, na perseguição e em caça dos militantes, num caciquismo desenfreado, sem normas e sem respeito.

4- Consequentemente, os Mandatários, inclusive os Mandatários da Juventude (nacionais, distritais ou concelhios), deverão ser escolhidos com base em critérios da única e exclusiva responsabilidade das Candidaturas, e nunca pelas diversas estruturas partidárias.
Desta forma, a JSD-Lagoa esclarece que os Mandatários da Juventude da Concelhia de Lagoa, foram seleccionados de acordo com este princípio, não participando a JSD-Lagoa na sua escolha, selecção ou indicação.

5- Concluímos, reafirmando que, a Secção de Lagoa da JSD, não apoia institucionalmente nenhum candidato e defende a total liberdade de voto do militante nas eleições do próximo dia 28 de Setembro.

Cesário Belém
Presidente da Comissão Instaladora da JSD-Lagoa (Algarve)

Sem comentários: