sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O PSD/ALGARVE E AS ELEIÇÕES PARA A ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO DO ALGARVE

Terão lugar no próximo dia 20 de Outubro de 2008 as eleições para os órgãos da Entidade Regional de Turismo do Algarve. O PSD/Algarve manifesta publicamente o seu apoio à lista candidata à Direcção, encabeçada por António Pina, bem como à lista candidata à Mesa da Assembleia Geral, liderada por Elidérico Viegas. E fá-lo com duas razões, uma ressalva e uma expectativa.

As razões prendem-se, em primeiro lugar, pelo cumprimento de compromissos publicamente assumidos. O acordo estabelecido entre o PSD e o PS, que levou à eleição há mais de um ano, da comissão executiva da extinta Região de Turismo do Algarve, pressupunha que, face à eminente alteração do regime jurídico das entidades regionais de Turismo vigente na altura, a equipa que então se formou, seria reconduzida à luz do novo quadro legal.

Já então, o PSD deu um forte contributo para o envolvimento do sector na solução encontrada, ao indicar, pela sua parte, um conjunto de profissionais conhecidos e respeitados para integrar a mesma.

No entendimento do PSD/Algarve, no período em que esteve em funções, a equipa de António Pina cumpriu com equilíbrio as suas funções, pelo que se justifica o cumprimento do compromisso anteriormente assumido de se apresentar agora à eleição para a Direcção, sem quaisquer alterações na composição da mesma.

A segunda razão do apoio do PSD/Algarve, prende-se com o facto de ter visto acolhida a sua sugestão de envolver ainda mais o sector associativo e sindical no futuro da ERTA, o que se consubstancia na equipa liderada por Elidérico Viegas, candidata à Mesa da Assembleia Geral.

O acordo político estabelecido entre o PSD/Algarve e o PS/Algarve, prezou acima dos interesses partidários, a estabilidade do sector turístico da Região, e o sentido de responsabilidade.

Este acordo, não impede o PSD/Algarve de ressalvar a sua reserva face a algumas situações que decorrem do novo Regime Jurídico das Áreas Regionais de Turismo (Decreto-Lei 67/2008, de 10 de Abril), designadamente no que respeita à perda de autonomia das Entidades Regionais de Turismo face ao centralismo do Instituto Público “Turismo de Portugal”, em matéria de contratualização da promoção.

A expectativa que o PSD/Algarve coloca nos futuros dirigentes da ERTA é a de que saibam fazer valer, sempre, os verdadeiros interesses da Região do Algarve e do seu sector turístico.

Faro, 17 de Outubro de 2008

A Comissão Política Distrital do PSD/Algarve

Sem comentários: