quinta-feira, 26 de julho de 2007

5.ª Mostra do Doce Conventual em Lagoa


Há muito açúcar no Algarve, durante o último fim-de-semana de Julho, o Convento de S. José, em Lagoa transforma-se num templo da gula onde a Doçaria Conventual em conjunto com produtos regionais trará aromas, odores e sabores de um passado sempre actual, gerado no segredo dos Conventos. Nesta festa, que consagramos como a 5º MOSTRA DO DOCE CONVENTUAL.

Este conceito está intimamente relacionado com a difusão do açúcar nas cozinhas dos Mosteiros Portugueses, a partir dos finais do séc. XVI. Foi entre as ordens religiosas de frades e freiras que nasceram algumas das mais ricas receitas de doces da gastronomia Portuguesa.

A Mostra do Doce Conventual, não é só bolos, doces, compotas e mel, pode saborear também bebidas clássicas e regionais; como vinho do Porto, aguardente de medronho e variadíssimos licores. Assista aos espectáculos e bem dispostos momentos de animação, de entretenimento e de cultura … enquanto “frades” e “freiras”, trajados a rigor, vão servindo aquilo que a “plebe” solicita, para consumir … e que, depois, paga à saída, não em cruzados, réis ou escudos, mas em euros.Deve ser notado que a entrada de público no Claustro é gratuita, bem como a assistência aos espectáculos, (aberto entre as 18:00 h e a 01:00 h).

As pessoas só pagam os bolos, os doces, o mel, as compotas ou as bebidas que consomem no local ou que levam para casa, quase tudo confeccionado na “Quinta dos Avós”, uma casa de chá e pastelaria tradicional sedeada em zona rural da vila do Algoz, a poucos quilómetros de Lagoa, um dos mais conceituados fabricantes de bolos e compotas tradicionais da região do Algarve, com a particularidade de cultivarem os seus próprios chás.

Também poderá apreciar os bolos tradicionais de Conceição Amador, de Lagoa, que apresenta iguarias confeccionadas com alfarroba, amêndoa e figo, ao mesmo tempo que divulga os seus livros sobre Doçaria e Cozinha Tradicional do Algarve.

Sem comentários: