quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

EN 125: A MENTIRA TEM PERNA CURTA

As obras de requalificação da EN 125, agora conhecida pelo pseudónimo de “Algarve Litoral”, sofreram um novo revés da sua saga já longa e atribulada. Desta vez foi o Tribunal de Contas que, como garante da legalidade da contratação do Estado, recusou o visto prévio ao contrato desta concessão rodoviária, à semelhança do que aconteceu com outras congéneres no resto do país, o que ilustra a forma ligeira como a empresa pública Estradas de Portugal lida com este tipo de processos.

Já em 29 de Agosto de 2009, o PSD/Algarve tomara posição contra esta política de ilusionismo e de espectáculo, que consome anos a fio com anúncios, apresentações e falsas partidas, como tem sido o caso da Variante Norte de Faro, onde se assistiu ao mais lamentável exercício de eleitoralismo de que há memória no Algarve.

Em boa hora o actual executivo municipal mandou retirar os cartazes afixados pelo anterior executivo socialista na cidade de Faro, anunciando aquilo que continua a ser uma mentira evidente, ou seja, anunciando que estava em curso uma obra que nunca passou do papel, não se sabe quando passará, tem um projecto que carece de rectificação, não há terrenos expropriados e, obviamente, não existe um metro quadrado de obra feita.
Em pleno período eleitoralista, a Estradas de Portugal E.P. deixou-se passar pelo enxovalho de ver simular o início de uma obra inexistente, com umas máquinas a esgravatar numa nesga de terreno pertencente à Câmara de Faro, numa tentativa desesperada de salvar a pele de um autarca em apuros, com a presença do próprio Primeiro Ministro em cerimónia de lançamento do primeiro pingo, a 20 de Agosto de 2009.

Como se viu, a mentira tem a perna curta. Da Variante Norte de Faro, não há vestígios. Havia cartazes.

Faltava, agora, o golpe final do Tribunal de Contas relativamente a toda a estrada “Algarve Litoral”. Resta saber quando terá fim esta novela. O Ministro das Obras Públicas, qualificou este episódio “como um incidente de percurso”. Os dois deputados algarvios do PSD, Mendes Bota e Antonieta Guerreiro irão pedir explicações escritas ao Governo sobre como, e quando, pensa ultrapassar esta situação.

Pró-memória, ficam algumas declarações:
- 28/02/2008 – José Sócrates, no Parlamento: “Em Março (de 2008) será lançada a EN 125 no Algarve”
- 28/11/2008 – Paulo Campos: “Obras deverão estar no terreno antes de Março (de 2009)”.
- 26/02/2009 – Mário Lino: “O projecto de requalificação da EN 125 vai começar pelo concelho de Faro, e a obra (variante de Faro) dará os primeiros passos já em Março (de 2009).
26/02/2009 – José Apolinário: “As obras da segunda fase da Variante Norte de Faro deverão estar visíveis no terreno a partir do 3º trimestre de 2009”

Faro, 27 de Novembro de 2009
COMISSÃO POLÍTICA DISTRITAL DO PSD/ALGARVE
Departamento de comunicação

Sem comentários: