quarta-feira, 29 de abril de 2009

Reabertura da Ponte Velha de Portimão confirmada para 15 de Julho

A Ponte Velha de Portimão vai mesmo reabrir ao trânsito no dia 15 de Julho, apurou o barlavento.online junto de uma fonte do gabinete do presidente da autarquia Manuel da Luz.

Na ocasião da assinatura do contrato de requalificação da EN125, que decorreu ontem em Faro, o autarca Manuel da Luz foi informado de que se mantinha o calendário para a reabertura daquela estrutura, que tem estado a ser sujeita a obras.
A ponte metálica sobre o rio Arade, que liga os concelhos de Lagoa e Portimão, tinha fechado ao trânsito à meia-noite de dia 15 de Setembro do ano passado, para que as obras de recuperação dos pilares, a repavimentação e pintura da infra-estrutura fossem finalizadas. A ponte só voltará a abrir dez meses depois deste segundo encerramento, à meia-noite do próximo dia 15 de Julho de 2009.
O encerramento desta estrutura tem causado graves transtornos sobretudo a quem vive na margem esquerda do Arade, no concelho de Lagoa, em especial nas zonas do Parchal e Ferragudo.
É que grande parte destes lagoenses trabalha no lado de cá do rio, no concelho de Portimão, e, com o fecho da Ponte Velha, que já se arrasta de forma intermitente desde Novembro de 2007, passaram a ser obrigados a fazer um percurso de cerca de 30 quilómetros a mais por dia.
A reabertura da ponte será também uma boa notícia para os turistas, uma vez que ficará mais fácil o acesso entre as duas margens do rio Arade, bem como voltará a estar aberta a entrada mais bonita da cidade de Portimão.
O encerramento da ponte centenária ao trânsito foi decretado em Novembro de 2007 pela Estradas de Portugal, na sequência de uma vistoria que apontava para o "perigo de colapso iminente", devido ao avançado estado de degradação dos pilares centrais.Construída em 1876, a ponte foi objecto de uma primeira intervenção em 2005, nos seis pilares de pedra, depois de em 2003 ter sido incluída numa lista de cinco, de um total de 160 pontes do território nacional, a necessitarem de "intervenção prioritária".
A programação das obras permitiu que a circulação de veículos ligeiros fosse retomada temporariamente no Verão de 2008, depois de uma primeira intervenção de estabilização dos pilares P4 e P5, aqueles que apresentavam indícios de pior estado de conservação nas inspecções subaquáticas realizadas.Segundo a Câmara de Portimão, o fecho da ponte afecta entre seis e oito mil pessoas que até Novembro de 2007 ali atravessavam todos os dias o Rio Arade.

in Barlavento.Online

Sem comentários: