sábado, 25 de abril de 2009

Estádio da Bela Vista será inaugurado em Julho

A construção do Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal, já está na recta final, prevendo-se a sua inauguração para o mês de Julho. A pouco tempo da sua finalização, o equipamento desportivo já tomou forma, sendo exemplo de um espaço moderno e funcional.
Na paisagem já se vê ao longe o colorido dos 1700 lugares na bancada e do edifício principal. Só já faltam o verde do relvado natural e o vermelho da pista de atletismo, que terá como base a borracha vulcanizada, em oito corredores num total de 400 metros. Tudo porque os atrasos no fornecimento das torres de iluminação prolongaram as obras, iniciadas em Setembro de 2007.
Volvidos quase dois anos, «as intervenções da construção civil estão feitas e vai ser colocado o relvado natural, devido às imposições da Federação Portuguesa de Atletismo», garantiu ao «barlavento» o presidente da Câmara de Lagoa José Inácio.É que o Estádio irá servir para a prática do futebol e de outras modalidades como o lançamento do dardo ou do martelo, podendo vir a ser certificado pela FIFA e pela Federação Internacional de Atletismo.
Para o autarca, o Estádio Municipal terá óptimas condições, pois «a pista terá um dos melhores pisos sintéticos que se produzem actualmente. É semelhante ao que foi usado nos Jogos Olímpicos de Pequim, sendo do mesmo fabricante». As condições para o atletismo serão mesmo a componente do equipamento desportivo com mais importância. «Um dos objectivos ao fazer este Estádio era que este tivesse desde logo uma pista sintética para a prática do atletismo, que fosse capaz de responder às exigências. Por isso, será homologada e qualificada, para que possam ocorrer provas desportivas de diversa índole», justificou José Inácio.
Com a nova pista, poderão surgir mais desportistas nos escalões mais jovens naquela modalidade. É que, segundo o autarca, até aqui, «tem havido apenas atletismo de estrada». Mas o futuro Estádio terá também a função de reforçar o turismo, pois «poderá ser criada uma mais valia, em colaboração com as unidades hoteleiras do concelho, através de estágios de equipas», sublinhou o autarca. No entanto, não deixará de haver espaço para os clubes locais e para a população.
E para dar mais condições a quem quer praticar desporto, o presidente revelou que será adjudicada «uma piscina coberta, para pólo aquático e natação, atrás do Pavilhão Arade». Entretanto, em Julho estará concluída a «remodelação da Piscina Municipal de Lagoa, onde foi criado um jacuzzi, sauna e um tanque para hidroginástica». Na mesma altura, Ferragudo já deverá ter «uma nave desportiva para dar resposta, sobretudo, à prática do basquetebol, que tem bastante relevância, através da ACD», afirmou José Inácio.
in Barlavento.Online.pt

Sem comentários: