sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Voluntários recolhem lixo nas praias do Pintadinho e Caneiros

O «International Clean Up Day», no dia 20 de Setembro, vai ser assinalado em Lagoa com uma acção de limpeza nas praias dos Caneiros e do Pintadinho.
A organização quer ultrapassar a centena de participantes, transformando este no maior evento nacional de recolha de lixo nas zonas ribeirinhas.
A acção de limpeza vai fazer-se em quatro frentes: por terra, com mergulho em apneia por participantes que irão recolher lixo até cerca de 5 metros de profundidade, em mergulho por participantes que vão descer até aos 15 metros de profundidade com a ajuda de garrafas de oxigénio, e de kayak, por participantes que recolherão o lixo flutuante e se deslocarão até praias inacessíveis por terra.
A acção é promovida pelo Portisub, Clube Subaquático de Portimão, com o apoio da Câmara de Lagoa, e contará com a participação dos centros de mergulho Divers Cove, Guadianasub e Subnauta, para além de sócios, voluntários e colaboradores. A iniciativa enquadra-se na Campanha da Bandeira Azul da Europa do município de Lagoa e no International CleanUp Day, um projecto organizado a nível mundial pela Project Aware Foundation, que tem como objectivo chamar a atenção para a necessidade da preservação do mundo subaquático.
A organização salienta que «praias, rios, lagos e ribeiras continuam a ser poluídos por pessoas irresponsáveis. Esta poluição causa um stress ambiental desnecessário. Garrafas, latas, cigarros, pneus, artes e linhas de pesca, e muito mais, são abandonados de modo descuidado nos nossos meios aquáticos. “Fora de vista, fora do pensamento” parece ser a atitude da sociedade “joga fora”».
Quem quiser participar, pode inscrever-se no site da Câmara de Lagoa, em www.cm-lagoa.pt, ou no do Portisub, em www.portisub.com.
in Barlavento.Online.pt

Sem comentários: