sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Água com mais qualidade para Albufeira, Lagoa e Silves

Águas do Algarve investe mais de vinte e seis milhões de euros

A empreitada relativa ao “Sistema Intermunicipal de Intercepção e Tratamento de Águas Residuais de Albufeira, Lagoa e Silves" está em execução. O investimento da Águas do Algarve, S.A representa um valor global de vinte e seis milhões, duzentos e sessenta e um mil euros.
A acção consiste na concepção e execução das seguintes grandes obras: Sistema Elevatório e Tratamento de Águas Residuais da Zona Poente de Albufeira; Emissário do concelho de Silves; Sistema de Porches; Sistema de Armação de Pêra – Lameira e Exutor submarino da Galé e descargas de emergência da ETAR Poente.
O Sistema de Intercepção e Tratamento de Águas Residuais da zona Poente de Albufeira caracteriza-se pela concentração e tratamento dos efluentes produzidos nos sistemas de Orada, Galé e Guia (concelho de Albufeira) e no Sistema Intermunicipal de Armação de Pêra (relativo aos concelhos de Lagoa e Silves) para a nova ETAR, que está em construção na Zona Poente de Albufeira, e cujo prazo de construção é o final de 2009.
Com um tratamento suplementar ao que se encontra em execução, a ETAR Poente de Albufeira “estará apta a disponibilizar água tratada em quantidade e de elevadíssima qualidade para rega de espaços verdes e Campos de Golfe, quer os existentes (Salgados), quer os em construção (Lameira), quer os futuros ( MarinaPart)”, refere a entidade.
A água tratada na ETAR que não esteja sujeita ao tratamento complementar para rega, será descarregada no mar a cerca de 600 m da costa, através de um emissário que tem início junto à ETAR, garante a Águas do Algarve.
A construção deste Sistema Multimunicipal contribui para “um aumento significativo da cobertura da população servida por redes de drenagem de águas residuais, com reflexo imediato na praia dos Salgados, praia de Armação de Pêra e Praia da Galé”, assegura a mesma fonte, acrescentando que com a conclusão desta empreitada, “poder-se-á garantir que nas praias referidas, a Qualidade da água balnear permitirá a obtenção da Bandeira Azul”.
in Região-sul.pt

Sem comentários: