quinta-feira, 10 de abril de 2008

Assinatura do protocolo de geminação entre o Município de Lagoa (Açores) e o Município de Lagoa (Algarve)

Uma sessão solene que vai decorrer no dia 11 de Abril, pelas 21h00, no Edifício Paços do Concelho e onde vão estar presentes o Secretário Regional da Habitação e Equipamentos, José António Vieira da Silva Contente, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa – Algarve, José Inácio Marques Eduardo, do Presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Águas da Cruz e alguns vereadores da autarquia algarvia.
Esta geminação patenteia a atenção que a autarquia da Lagoa dá no conhecimento de outras culturas e vai servir para estreitar os laços culturais e sociais, onde se pretende tudo fazer para se ter mais e melhor em ambos os municípios. O objectivo, como salvaguarda o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte é partilhar permanentemente saberes, conhecimento, trabalho e desenvolvimento que se estabelecerá entre as duas Lagoas.
”Através do designado protocolo, estabelecem-se, assim, condições de cooperação susceptíveis de gerar sinergias que visam ao progresso social, ao desenvolvimento cultural e económico de ambos os concelhos. Nele estão previstas a realização de programas de cooperação, designadamente intercâmbios que se realizarão em vários domínios, como o cultural, educativo, social, desportivo e turístico, mobilizando os incentivos e os meios necessários para a sua concretização e promovendo actividades que reforcem as relações dos municípios geminados.
De resto, este protocolo abrange, ainda, a promoção e o apoio entre os dois municípios e que se prevê na realização de conferências sobre temas considerados de interesse concelhio, lançamento de livros, revistas e publicações variadas, bem como, a realização de cursos de Verão, exposições desde cerâmica às obras de carácter artístico e actuações musicais, que contribuirá para a divulgação de ambas as culturas populares.
Recorde-se que este ano, o Município de Lagoa – Açores, em colaboração com o Município de Lagoa – Algarve e com a coordenação da Casa dos Açores do Algarve, vai realizar as Festas em honra do Divino Espírito Santo no Concelho Algarvio, no dia 24 e 25 de Maio do corrente ano. Assim sendo, vai ter lugar, no dia 24 de Maio, uma exposição de fotografia de Marcelo Borges, um jovem do Município de Lagoa – Açores, sobre a devoção ao Divino Espírito Santo e também o recital de canto pela Soprano Lagoense, Natália Lima Ferreira. No dia 25 de Maio haverá missa com coroação, para em seguida se proceder ao cortejo em honra do Divino Espírito Santo. A completar a festa, não faltarão a tradicional massa sovada, o arroz doce e as tradicionais sopas do Espírito Santo que serão confeccionadas por várias pessoas de Lagoa – Açores.
in Acores.net

Sem comentários: