domingo, 16 de março de 2008

Câmara Municipal de Lagoa investe 700.000€ na Requalificação de Carvoeiro

A Baixa da praia de Carvoeiro vai sofrer transformações profundas, de acordo com o plano de requalificação que avançará ainda este ano e cujo custo ascende a cerca de 700 mil euros.

“Carvoeiro é uma das principais zonas turísticas do concelho de Lagoa e o centro registava alguma anarquia no estacionamento, num espaço que deveria ser essencialmente destinado aos peões e a quem nos visita”, refere José Inácio Marques, presidente da Câmara, justificando as obras que ali irão ter lugar.
O concurso público já foi lançado e nos próximos meses será adjudicada a obra, que terá um prazo de execução de seis meses, pelo que em 2008 a Baixa de Carvoeiro terá uma cara nova.
As principais alterações prendem-se com o trânsito e o estacionamento. O parque existente junto à praia, com capacidade para cerca de 40 viaturas, deixará de existir, sendo criado um novo, junto à estrada para o Algar Seco, que poderá receber perto de 80 carros.
A circulação pelas ruas dos Pescadores e do Barranco – as duas que dão acesso à praia – irá continuar a fazer-se mas de forma muito condicionada. Como não haverá estacionamento são aconselhados aos automobilistas percursos alternativos, quer se dirijam para Leste (devem, nesse caso, utilizar a rua do Monte Dourado), quer na possibilidade de pretenderem seguir para Oeste (a rua do Casino verá alterado o sentido).
O objectivo passa “por criar um espaço de convívio, tranquilo e convidativo, junto ao areal e a uma das praias mais bonitas de todo o Algarve”, que sirva a população residente, estimada em cerca de 6600 habitantes, e os milhares de turistas que por ali passam.
VERÃO SEM MAU CHEIRO
O sistema elevatório de Carvoeiro, a funcionar desde Janeiro, “resolveu os problemas de esgotos” naquela praia e no próximo Verão “não haverá mau cheiro”, diz o edil José Inácio Marques. Os esgotos de Carvoeiro estão ligados à nova ETAR da Boavista, com o custo total das obras, a cargo das Águas do Algarve, a rondar os 6,6 milhões de euros. Em breve será construída uma conduta e um colector em Vale da Lapa, por 410 mil euros, última obra do sistema.
in Correio da Manhã

Sem comentários: