sexta-feira, 20 de maio de 2011

Terramoto de desemprego atinge o Algarve pela mão de José Sócrates

Não é um terramoto real mas não temos dúvidas de que a notícia do dia 18 de Maio de 2011 caiu junto dos Algarvios e especialmente dos jovens Algarvios, é dramática e caiu como um autêntico terramoto nas suas vidas: A região regista a pior taxa de desemprego da nossa história democrática. A notícia ainda mais se agrava se falarmos especialmente dos jovens.


O Algarve é a região de Portugal com a maior taxa de desemprego, estima-se que 17 em cada 100 pessoas não tenham emprego na região. Se falarmos nos jovens com menos de 24 anos o drama é bem maior: cerca de 30 jovens em cada 100 não tem emprego. É o maior drama social que esta região já viveu desde o 25 de Abril 1974.


Este é o resultado do falhanço das políticas económicas e sociais empregadas no nosso País e na nossa região nos últimos 16 anos (13 anos de governação do PS). Esta é a comprovação clara de que José Sócrates não vive no mesmo Portugal que os milhares de jovens desempregados que todos os dias desesperam numa luta desenfreada de envio de currículos e de correria entre entrevistas das emprego quando raramente as conseguem.


E quando já tudo parecia ter acontecido, o surreal volta a acontecer. José Sócrates, responsável pelo afundar de Portugal, sobre estes número apenas tem a dizer que “são o resultado da nova metodologia do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da crise internacional.” Dele não se esperava um pedido de desculpas nem um reconhecer dos seus falhanços políticos, já todo o País sabe que é incapaz de o fazer por falta de carácter e humildade, no entanto nem uma palavra de esperança soube lançar aos milhares de jovens que hoje apenas vêem esperança fora de Portugal.


Para Bruno Inácio, Presidente da JSD/Algarve “este é um drama de que o governo está completamente alheado. José Sócrates e os seus camaradas não têm a noção do estado de desespero com que milhares de jovens, especialmente no Algarve, vivem diariamente. Não podemos continuar a ser governados a quem nos conduziu a este estado lastimoso. No dia 05 de Junho, os Algarvios vão punir severamente José Sócrates e o Partido Socialista e vão escolher uma alternativa séria, frontal e realmente empenhada em resolver os problemas de Portugal”.


Porque a JSD é uma estrutura responsável, apresenta-se à juventude portuguesa com propostas claras, sérias e objectivas para ajudar a combater este flagelo.


1. Novo tipo de contrato de trabalho qualificado
Visa os jovens trabalhadores licenciados ou com qualificações equivalentes. A remuneração mensal deverá ser igual a, pelo menos, duas vezes o ordenado mínimo nacional e existirá um contrato sem termo, com período experimental alargado. Ao contrário do que sucede actualmente, o trabalhador terá direito a subsídio de desemprego, garantindo maior segurança no despedimento.


2. Regime de estágios majorados fiscalmente
Os estágios devem ser remunerados mas majorados fiscalmente como custos proporcionais de 120-150% em função do custo suportado pela empresa e da afectação do colaborador aos quadros da empresa.


3. Contratação após término de estágios profissionais
Propõe-se a atribuição de um subsídio em regime de phasing-out à contratação sem termo de jovens, após estes terminarem o estágio profissional. Desta forma, facilita-se a contratação por parte de empresas e estimula-se a independência financeira do jovem trabalhador.


4. Programa Erasmus Export
Esta medida pretende criar uma Bolsa de Estudantes Erasmus disponível para as empresas criarem laços locais. Pretende-se agregar o Programa Erasmus às empresas exportadoras, empresas com Investimento Directo no Estrangeiro, associações comerciais ou institutos públicos com representatividade internacional.


5. Programa INOV Embassy
Propõe-se assim o Programa INOV Embassy, destinado a jovens com formação superior (por ex: economia, gestão, relações internacionais, marketing, engenharia) que seriam colocados nas embaixadas portuguesas a trabalhar nas seguintes áreas:
• Focalização no acompanhamento das empresas nas reuniões a realizar com potenciais clientes nos mercados locais;
• Representação dos embaixadores nas reuniões comerciais de empresas portuguesas que pretendem exportar ou estabelecer nos mercados de destino;
• Estabelecimento de um network profícuo para as empresas portuguesas.

6. Programa de Intercâmbio Europeu na Administração Pública
Propõe-se o desenvolvimento de uma rede europeia para o intercâmbio de jovens, permitindo-lhes serem acolhidos, durante um período de tempo a definir, por outros Estados-Membros nas suas Administrações Públicas. O Estado Português permite assim a aquisição de novas competências, a exposição às boas práticas de outros países, a sistemas diferentes de administração pública e também a culturas locais e organizacionais diferentes.


7. Rede "Portugal Global"
Com o objectivo de potenciar a globalização, valorizar Portugal e proporcionar novas oportunidades de emprego, propõe-se a criação de uma Rede de jovens emigrantes portugueses no estrangeiro, que acompanhe o seu percurso e estimule o intercâmbio e a proximidade entre emigrantes portugueses, assim como a sua ligação efectiva e produtiva ao País e às suas comunidades de origem.

A Comissão Politica Regional da JSD/Algarve

Sem comentários: